quarta-feira, 20 de maio de 2015

FÓRUM CULTURA VIVA RESTINGA 2015

Participantes reunidos em circulo.

Foi realizado neste sábado, 16 de Maio, o Fórum Cultura Viva Restinga 2015.
A reunião foi realizada na Escola Estadual Eng. Ildo Meneghetti, no bairro Restinga, extremo-sul de Porto Alegre e contou com a presença de representantes de Pontos de Cultura, Coletivos Culturais, Entidades Sociais, Escolas e também Agentes (Ativistas) Culturais.
A Pauta da reunião foi a apresentação e socialização dos presentes e também de suas agendas, com o objetivo de estreitar os laços de contato e até mesmo de trabalho e cooperação entre eles, de forma a contribuírem com o crescimento e expansão do processo de democratização da Cultura na nossa comunidade da Restinga.
Além das apresentações, foi discutida a Lei Cultura Viva, que é uma Política Nacional  criada para garantir a ampliação do acesso da população aos meios de produção, circulação e fruição cultural a partir do Ministério da Cultura, e em parceria com governos estaduais e municipais e por outras instituições, como escolas e universidades.
Para saber mais sobre a Política Nacional Cultura Viva, CLIQUE AQUI
Estiveram presentes no evento os Pontos de Cultura Terreira da Tribo atuadores Oi Nois aqui Traveiz, Coletivo Plural Feminista, Quilombo do Sopapo, Instituto de Tecnologia Social Trocando Ideia, Complexo Esportivo Barro Vermelho (CEUS), Agentes do “Mais Cultura nas Escolas”, Teatro Nossa Senhora do Carmo, Educação Alimentar, Comunicação Comunitária e Dança, Alunos do EJA e professores da Escola Municipal Pessoa de Brum, Aluna do Curso de História da Arte da UFRGS, além da própria TV Restinga, que é um Coletivo reconhecido hoje como Ponto de Mídia Livre e de Cultura do bairro.
No dia 13 de Junho, as 9h, no mesmo local, será realizada uma nova reunião para se discutir mais especificamente as agendas e cronogramas de trabalho dos Pontos de Cultura da Restinga e fazer um balanço do Fórum Metropolitano dos Pontos de Cultura, evento que será realizado no próximo dia 30 (Maio) no Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), no centro da capital, onde será discutido junto aos mais de 40 Pontos de Cultura da região Metropolitana, a aplicação da Lei Cultura Viva no Estado do Rio Grande do Sul.
Todos estes eventos são abertos ao público e quem quiser participar e contribuir neste processo de evolução e de democratização da cultura tanto no nosso bairro quanto na nossa cidade, será muito bem-vindo.
 Confira abaixo a Galeria de Fotos feita durante as apresentações. Em breve, será publicado o vídeo com a cobertura completa feita pela TV Restinga.
Fonte:http://www.tvrestinganaweb.com.br/