quinta-feira, 28 de setembro de 2023

๐——๐—ถ๐—ฎ ๐—Ÿ๐—ฎ๐˜๐—ถ๐—ป๐—ผ-๐—”๐—บ๐—ฒ๐—ฟ๐—ถ๐—ฐ๐—ฎ๐—ป๐—ผ ๐—ฒ ๐—–๐—ฎ๐—ฟ๐—ถ๐—ฏ๐—ฒ๐—ป๐—ต๐—ผ ๐—ฑ๐—ฒ ๐—Ÿ๐˜‚๐˜๐—ฎ ๐—ฝ๐—ฒ๐—น๐—ฎ ๐—Ÿ๐—ฒ๐—ด๐—ฎ๐—น๐—ถ๐˜‡๐—ฎรงรฃ๐—ผ ๐—ฑ๐—ผ ๐—”๐—ฏ๐—ผ๐—ฟ๐˜๐—ผ. ๐Ÿ’š๐ŸŒฟ๐Ÿ’š๐ŸŒฟ๐Ÿ’š๐ŸŒฟ๐Ÿ’š

 


"๐‘ธ๐’–๐’‚๐’๐’…๐’ ๐‘ช๐’‚๐’“๐’๐’ ๐’†๐’๐’ˆ๐’“๐’‚๐’—๐’Š๐’…๐’๐’– ๐’…๐’ ๐’”๐’†๐’– ๐’‘๐’“๐’Š๐’Ž๐’†๐’Š๐’“๐’ ๐’‡๐’Š๐’๐’‰๐’, ๐’๐’–๐’—๐’Š๐’– ๐’…๐’† ๐’‚๐’๐’ˆ๐’–๐’Ž๐’‚๐’” ๐’‘๐’†๐’”๐’”๐’๐’‚๐’” ๐’’๐’–๐’† ๐’†๐’“๐’‚ ๐’๐’๐’–๐’„๐’‚ ๐’† ๐’…๐’†๐’—๐’†๐’“๐’Š๐’‚ ๐’‚๐’ƒ๐’๐’“๐’•๐’‚๐’“. ๐‘ช๐’๐’Ž๐’ ๐’„๐’–๐’Š๐’…๐’‚๐’“๐’Š๐’‚ ๐’…๐’† ๐’–๐’Ž๐’‚ ๐’„๐’“๐’Š๐’‚๐’รง๐’‚ ๐’”๐’†๐’๐’…๐’ ๐’–๐’Ž๐’‚ ๐’Žรฃ๐’† ๐’„๐’๐’Ž ๐’…๐’†๐’‡๐’Š๐’„๐’Šรช๐’๐’„๐’Š๐’‚."

Muitas mulheres com deficiรชncia ao decidirem serem mรฃes, sofrem com medo de serem orientadas a abortar. Diferentes das mulheres que sรฃo condenadas e julgadas ao decidirem pela interrupรงรฃo de uma gestaรงรฃo, mulheres com deficiรชncia nรฃo sofrerรฃo as mesmas puniรงรตes.
Os estigmas vividos por mulheres com deficiรชncia tambรฉm estรฃo relacionados ร  maternidade, gerar filhas e filhos com deficiรชncia diversas, alรฉm de nรฃo terem condiรงรตes de cuidar.
A questรฃo de gรชnero se torna um fator de vulnerabilidade das mulheres com deficiรชncia a garantia ao acesso ร  saรบde, direitos reprodutivos e escolhas sobre seus corpos.
O aborto deve ser um direito de escolha e autonomia reprodutiva de todas as mulher, alรฉm de uma questรฃo de saรบde publica que custa para muitas sua integridade fรญsica e por vez sua vida.
E preciso considerar que muitas mulheres com deficiรชncia sofrem estupro por aqueles mais prรณximos e a famรญlia decido por um aborto e esterilizaรงรฃo forรงada.
A discussรฃo sobre aborto para as mulheres com deficiรชncia tambรฉm enfrenta a ausรชncia de dados, debate e pesquisas, assim como outras pautas importantes sobre direitos sexuais e reprodutivos.
Precisamos ressaltar que a Lei Brasileira de Inclusรฃo que traz uma sรฉrie de demandas e diretrizes nรฃo traz a questรฃo de gรชnero como um fator importante na garantia dos direitos ร s mulheres e meninas com deficiรชncia.
O direito ao acesso aos direitos sexuais e reprodutivos para as mulheres com deficiรชncia e garantido pela Lei Brasileira de Inclusรฃo.
๐‘จ๐’ƒ๐’๐’“๐’•๐’ ๐’๐’†๐’ˆ๐’‚๐’, ๐’”๐’†๐’ˆ๐’–๐’“๐’ ๐’† ๐’‘รบ๐’ƒ๐’๐’Š๐’„๐’.
Ilustraรงรฃo: moura_marta
#PraTodasETodesVerem
Card em tons verde e amarelo.
Na borda inferior esquerda, o texto: 28 de setembro.
Abaixo o texto: Dia Latino-Americano e Caibenho de Luta pela Legalizaรงรฃo do Aborto.
Do lado esquerdo o desenho do mapa do Brasil e sobre ele trรชs punhos. Ao lado a assinatura de Marta Moura.
Do lado direito o desenho de duas mulheres com deficiรชncia, uma cega e cadeirante que segura um cartaz com o texto: Aborto, legal, gratuito e seguro para as mulheres com deficiรชncia.
Na borda inferior o link Instagram: @inclusivassfeminista