quinta-feira, 1 de junho de 2023

饾悜饾悶饾惀饾悮饾惌饾惃饾惉 饾悵饾悶 饾悞饾惃饾悰饾惈饾悶饾惎饾悽饾惎饾悶饾惂饾惌饾悶饾惉 饾悵饾悶 饾悈饾悶饾惁饾悽饾悳铆饾悵饾悽饾惃- Thais Hip贸lito



Tha铆s Hip贸lito, 茅 uma mulher de trinta e nove anos, e 茅 t茅cnica de enfermagem.

Conheceu seu agressor e ex-marido aos dezessete anos, ele tinha 21 anos, no ano 2000, na casa de um amigo em comum. O in铆cio do namoro foi muito bacana, ele a enchia de mimos e presentes, a buscava e levava para a escola, e trabalho. O relacionamento se aprofundou e Thais se casou em 2005, em 2006 sua primeira filha nasceu. A essa 茅poca o relacionamento j谩 tinha se desgastado, e Tha铆s sofria abuso psicol贸gico, acompanhado por agress玫es verbais e ofensas. Com a perda de auto estima, ela passou a acreditar ser a culpada do desgaste do relacionamento.

Ao conseguirem adquirir bens, casa e carro, o relacionamento pareceu melhorar, mas os abusos psicol贸gico, f铆sico, econ么mico e verbal voltaram e a filha do casal tornou-se v铆tima tamb茅m. N茫o aguentando mais toda essa situa莽茫o, com muitas brigas e discuss玫es, e j谩 com mais dois filhos, Tha铆s voltou para a casa da m茫e com os filhos, mas logo teve que voltar a conviver com o seu agressor, que n茫o demorou em se tornar agressivo.
Tha铆s fez den煤ncias na delegacia da mulher, e decidiu se separar, mesmo assim as agress玫es contra ela e os filhos continuaram. Inesperadamente, o ex-marido se passando por um assaltante desferiu diversas facadas, deixo-a em uma po莽a de sangue, como se morta estivesse.
Um rapaz que passava a socorreu, chamou ambul芒ncia e acompanhou-a.
"... hoje eu vivo ainda o impacto de ter sido v铆tima de uma tentativa de feminic铆dio. Mesmo sendo uma sobrevivente, tudo isso mexeu econ么mica e socialmente comigo e com os meus filhos".
Devido 脿s marcas da tentativa de feminic铆dio, Tha铆s sofre com preconceito, e discrimina莽茫o por ter seu corpo marcado pelas cicatrizes das facadas que marcam seu corpo.
Durante o projeto “Hist贸rias Contadas” , desenvolvido pelo Movimento Inclus铆vass, fizemos quest茫o de manter acompanhamento da Tha铆s Hip贸lito.
Uma troca muito importante em podermos acompanhar de perto as barreiras, obst谩culos, neglig锚ncias, desafios e conquistas de uma mulher Sobrevivente de feminic铆dio.