Recomendações do Movimento Feminista de Mulheres com Deficiência Inclusivass para o enfrentamento da COVID-19.
- Garantir acesso a informação e comunicação no enfrentamento a pandemia com recursos
de acessibilidade, como audiodescrição, LIBRAS, Braille, legendas e linguagem simples em todos os formatos presenciais ou virtuais.
- Garantir em casos específicos às mulheres com deficiência o direito a cuidador (a) em casos de internação.
- Garantir informações adequadas sobre como previnir o contágio para mulheres com deficiência que vivem em instituições de idosos, abrigos, casas-lares, residências Inclusivas e terapêuticas.
- Garantir o acesso às políticas de Home Office com adequações necessárias que visem a garantia de execução do trabalho em casa.
- Garantir o acesso aos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres com deficiência.
- Garantir autonomia sobre nossos corpos.
- Garantir e adotar medidas que lhes assegurem o acesso arquitetônico e comunicacional a rede de enfrentamento a violência contra às mulheres.
- Adotar medidas de urgência em casos de violência contra às mulheres com deficiência quando praticadas por cuidadores/as, familiares, cônjuges e instituições de abrigamento e acolhimento.
- Em caso de colapso do sistema criar critérios de prioridades para as distribuição de leitos de UTI (incluindo o acesso a ventilação mecânica e atendimento médico adequado a manutenção humana da vida).
- Garantir o direito de nenhuma mulher com deficiência sofrer qualquer tipo de violência neste período de isolamento social.
- Garantir que os Conselhos de Pessoas com Deficiência ao elaborarem políticas de enfrentamento a pandemia incluam as mulheres com deficiência na sua diversidade e especificidades.
#MulherescomDeficienciaCOVID19
#IsolamentoSocial
#FiqueemCasa.
#PraCegaVer e #PraCegoVer
Imagem retangular com fundo laranja e uma tarja branca com a frase: Recomendações no Enfrentamento a COVID-19 para às Mulheres com Deficiência.