domingo, 3 de abril de 2016

Themis abre inscrições para curso de Promotoras Legais Populares

Themis ( a letra H se destaca em vermelho)
GÊNERO JUSTIÇA
DIREITOS HUMANOS
15º Curso de Promotoras Legais Populares
Na imagem abaixo dos textos vemos a parte dos olhos de uma mulher negra.


O 15º curso de Promotoras Legais Populares (PLPs) da ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, parceira do Fundo ELAS, está com inscrições abertas até 8 de abril. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por jovens e mulheres maiores de 18 anos.

O objetivo do curso, que será desenvolvido na Grande Região Cruzeiro, em Porto Alegre, é capacitar lideranças comunitárias femininas em Direitos Humanos, Direitos das Mulheres, bem como explicar o sistema de organização da Justiça e do Estado. 

A ficha de inscrição está disponível no site da Themis e nas associações comunitárias do bairro Cruzeiro. A ONG ainda realizará um plantão de inscrições no dia 04 de abril, na sala 02 do Postão da Cruzeiro (Posto de Saúde Vila dos Comerciários), das 8h30min às 17h.
A Themos atua na formação de PLPs desde 1993 com o intuito de formar multiplicadoras de Direitos Humanos nas mais diversas comunidades. Seu objetivo é não somente elucidar que todas têm acesso à Justiça, mas que fazem parte desse sistema e que podem atuar dentro dele se souberem as etapas de cada rito.

Ao longo de 22 anos, a Themis já formou cerca de 500 PLPs em 14 edições do curso, as quais atuam em bairros como a Restinga, Morro da Cruz, Centro e cidades como Canoas e Novo Hamburgo.

Como explica a advogada Luana Pereira, uma das coordenadoras do curso de PLP, a escolha da Grande Região Cruzeiro se deve à demanda observada no local. “ Esta localidade abrange os bairros Santa Tereza, Cruzeiro e Medianeira. São cerca de 65 mil pessoas que diariamente são afetadas de algum modo pela ausência efetiva de Direitos Humanos. É preciso que mais mulheres conhecem os seus direitos e multipliquem para outras famílias. Acreditamos que a mudança de cultura pode promover uma sociedade mais justa”, afirma a advogada.

A listagem completa com o nome das inscritas será divulgada no dia 11 de abril no site da Themis.