segunda-feira, 7 de março de 2016

SARAU INCLUSIVASS, CORPOS DIVERSOS CONVIDA:

Foto de divulgação descrita no texto.

É com grande satisfação que convidamos todas(os) para o primeiro Sarau do Grupo Inclusivass realizado pelas mulheres com deficiência.
Confiram a programação do Festival abaixo:
O Ministério da Cultura, a Secretaria Estadual da Cultura e o Coletivo Feminino Plural, através do Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão convidam para o I FESTIVAL FEMINISTA DO PONTO DE CULTURA FEMINISTA: CORPO, ARTE E EXPRESSÃO‪#‎ArtivismoFeminista‬
O encontro entre artistas e ativistas feministas e suas produções pode ser uma forma de promover a conscientização e empoderamento de meninas e mulheres quanto à sua cidadania e direitos. Acreditando nisso, o Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão, projeto da Ong Coletivo Feminino Plural, em parceria com outras entidades e artistas, promove o seu primeiro Festival #ArtivismoFeminista no contexto do Dia Internacional da Mulher.
O evento será realizado entre os dias 10 e 13 de março, na Casa de Cultura Mario Quintana e no Parque da Redenção. O I Festival #ArtivismoFeminista contará com uma intensa programação de oficinas, rodas de conversa, aula aberta, ações de ativismo , e um sarau acessível denominado “Corpos DiVERSOS” sob a responsabilidade do Grupo Inclusivass de mulheres com deficiência no dia 11 às 18 horas. O sarau contará com intérprete de libras e audiodescrição. Esta atividade complementa a recepção à farmacêutica Maria da Penha, que estará na cidade para Seminário sobre a aplicação da Lei que leva seu nome.
A programação conta com a parceria das entidades que compõem o Ponto de Cultura, Acervo Feminista Enid Backes, Fundação Luterana de Diaconia, Escola Lilás de Direitos Humanos, Núcleo de Gênero e Religião da EST e mais Rumo Norte e Movimento SuperAção, a Bibliotéca Pública de São Leopoldo, Rede Lilás – GT Prevenção, educação e cultura, Rede Ponto de Cultura RS, Casa de Cultura Mario Quintana, Secretaria de Estado da Cultura RS, Ministério da Cultura/MIC.
Veja a programação completa:
Dia 10 de março de 2016 (quinta-feira)
18h30 – Abertura do Festival – Aula aberta sobre Feminismos com Télia Negrão (Rede Feminista) e Maria Luisa Pereira de Oliveira (plataforma Dhesca Brasil) – Local: Travessa dos Cataventos (CCMQ)
20h – Fervo Feminista – Expressões diversas de mulheres artistas – Local: Travessa dos Cataventos (CCMQ)
Dia 11 de março de 2016 (sexta-feira)
*14h – Abertura da oficina de artes cênicas: Teatro, performance e artivismo feminista com Andressa Cantergiani e Carol Pommer. As oficinas seguem nos dias – 19 e 26 de março e 02, 09, 16, 23 e 30 de abril (sábados) – das 14h às 18h – Local: Sala Cecy Frank (CCMQ)
18h – Sarau Inclusivass: Corpos DiVERSOS com Interprete de Libras e Audiodescrição + Diálogos Mulheres que escrevem com a presença de mulheres e suas publicações, venda de livros e troca de ideias. Local: Hall da Ala Leste (CCMQ)
Dia 12 de março de 2016 (sábado)
*14h – 2º dia de oficina de artes cênicas: Teatro, performance e artivismo feminista com Andressa Cantergiani e Carolina Pommer Local: Sala Cecy Frank (CCMQ)
17h – Mulheres Negras e Cultura: ativando e fazendo nós – Diálogos sobre raça e mulheres desde os pontos de cultura. Local: Auditório Luis Cosme(CCMQ)
19h – Curta Circuita – Mostra de filmes de curta metragem produzidos por mulheres e sobre mulheres.Local: Auditório Luis Cosme (CCMQ)
Dia 13 de março de 2016 (domingo)
16h – Essas Mulheres e seus direitos sexuais e reprodutivos. Roda de conversa sobre direitos sexuais e reprodutivos na perspectiva da diversidade sexual. Local: Parque da Redenção – Concentração nos Arcos.
18h30 – Intervenção Artivista da oficina de artes cênicas: Teatro, performance e ativismo feminista
(*) Atividades destinadas às meninas e mulheres a partir de 14 anos. Inscrições através do email pontodeculturafeminista@gmail.com
Mais informações em http://goo.gl/3GEAzw ou pelo email comunicapontodecultura@gmail.com.
Cartaz de Divulgação do Primeiro Festival do Ponto de Cultura Feminista Corpo, Arte e Expressão. Incia-se com o dizer: Primeiro (em algarismo romano) Festival do, ladeado com tarja vermelha. - Ainda no topo, logo abaixo da tarja, temos: - à esquerda, o patrocínio do Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura RS e o Coletivo Feminino Plural, apresentam - ao Centro, o símbolo do Primeiro Festival constituído por uma mandala de fundo roxo, com acento luminoso branco e pétalas azuis claras, amarelas, verde claras e vermelhas, abaixo da mandala, os dizeres: Ponto de Cultura Feminista: CORPO (em verde), ARTE (em azul), EXPRESSÃO (em vermelho), - à direita, as datas dias 10, 11, 12 e 13 de março de 2016, corte com traço lilás, abaixo: Porto Alegre No corpo do cartaz, seguido pelos dizeres rashtag Artivismo Feminista (sombreado em vermelho), temos uma arte em desenho, na qual aparece a parte superior de uma cabeça feminina. A cabeça sendo de uma mulher morena, onde se vislumbra a um pedaço do nariz, as duas orelhas, os dois olhos (cinzas), no topo da cabeça, um turbante enrolado, as coisas que se passam na cabeça da mulher, em esboços que representam a multiplicidade de ações e a diversidade femininas; entre elas: mulheres cadeirantes dançando. mulheres negras fazendo música; mulheres de várias etnias, e, deficientes em uma roda de conversa; uma mulher cega, com bengala em cima de um livro aberto, em braile; mulheres projetando, e assistindo um filme.
No rodapé do cartaz, as informações: - Telefone 32215298
- Blog www.pontodecultura.wordpress.com
- email pontodeculturafeminista@gmail.com - Facebook pontodeculturafeminista rs