Na luta por uma agenda feminista inclusiva!
Os 21 dias de ativismo, como conhecemos no Brasil, tiveram início junto com o cenário internacional de 16 dias de ativismo, período que inicia em 25 de novembro, no Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher, e vai até 10 de dezembro, no Dia Internacional de Direitos Humanos. Mas, por aqui, incluímos o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, entendendo que mulheres negras sofrem violência tanto por serem mulheres como pelo racismo, e assim aqui no Brasil os 16 dias viraram 21.
O período teve início em 1991 com 23 mulheres ativistas do Instituto de Liderança Global das Mulheres. O objetivo é a disseminação de informação e incentivo para que organizações façam campanhas de conscientização, se engajem e se mobilizem para falar sobre violência contra a mulher. A ONU incentiva, por meio do “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres até 2030”, que ações globais sejam efetuadas.
As Incluisvass e os 21 Dias de Ativismo
Desde 2014 nossa agenda feminista incluis os 21 Dias de Ativismo com a preocupação de promover atividades com a pauta dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. Juntas com os demais movimentos de mulheres e mulheres com deficiência desenvolvemos ações que visem dar visibilidade as tantas pautas desses movimentos e o enfrentamento da violência sobre nossos corpos.
Em oito anos de atuação estadual, nacional e internacional já desenvolvemos três projetos no enfrentamento a violência contra as mulheres e meninas com deficiência e demais politicas públicas, criamos vários materiais informativos, participamos na construção e elaboração de PLs, atuamos em frentes importantes e com isso abrimos o dialogo da importância de incluir as questões de gênero e deficiência como marcadores sociais e fundamentais na construção de politicas públicas.
Levamos como movimento o NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS e questionamos a sociedade, poder publico e legislativo a repensar o nosso lugar no mundo como detentoras de direitos.
Acompanha nossa agendo do mês:
@inclusivassfeminista