sábado, 1 de outubro de 2016

INCLUSIVASS no Seminário "Autonomia Econômica e Violência Doméstica"

#pracegover O evento ocorreu no auditório da AJURIS (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul). Na foto temos a mesa com a palestrante. Ao fundo da foto temos duas colunas paralelas pintadas em vermelho-escuro ladeando um painel. O painel é composto por um fundo com figuras geométricas na forma de quadrados com partes claras e escuras, sobrepostas pelo logo da AJURIS – Escola Superior de Magistratura, que é composto por um retângulo vermelho com letras vermelho claro e vinho, à direita deste logo temos um retângulo amarelo escrito 35 anos. Sentadas à frente do painel, temos à esquerda Denise Dora, da Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, e à direita temos a palestrante Ludy Green, diretora da “Second Chance Employment Services”(tradução: Agência de Emprego Segunda Chance). Fim da descrição: Ewelin Canizares e Josiane França.

Representantes do Grupo Inclusivass e da ONG Coletivo Feminino Plural participaram do seminário  "Autonomia Econômica e Violência Doméstica" e tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho da especialista norte-americana Ludy Green, diretora da "Second Chance Employment Services" sobre a agência de emprego para mulheres vítimas de violência criada por ela, nos Estados Unidos. 

#pracegover Foto da capa do livro “Ending Domestic Violence Captivity: a Guide to Economic Freedom” (tradução: Acabando com a prisão da violência doméstica: um guia para a liberdade econômica). Na capa temos o título escrito em letras roxas sobre um fundo lilás, abaixo dele temos uma foto onde aparece a autora, Ludy Green. Ela é branca com cabelos lisos e loiros, com franja, olhos claros, lábios finos e com batom rosa; ela está usando brincos de pérola, um blazer branco, à esquerda um broche formado por um laço amarelo e uma pérola. Ao lado esquerdo tem-se uma bandeira dos Estados Unidos. Fim da descrição: Ewelin Canizares e Josiane França.

Ludy Green criou a agência ao perceber que, sem autonomia financeira, fica muito mais difícil para as mulheres vítimas de violência doméstica saíram do ciclo de violência, porque, em geral, dependem economicamente do agressor. 

Além de conhecer o trabalho da especialista norte-americana, o encontro propiciou uma troca de experiências com outras mulheres de movimentos sociais e entidades ligadas à defesa dos direitos das mulheres. Carolina Santos, coordenadora do Grupo Inclusivass, falou sobre o trabalho do grupo e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres com deficiência vítimas de violência doméstica. 

 O evento aconteceu em 30 de setembro de 2016 no auditório da AJURIS, em Porto Alegre (RS). Foi uma promoção da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio do Núcleo de Defesa da Mulher e da Embaixada dos Estados Unidos.


#pracegover Na foto temos o auditório da palestra onde à esquerda encontram-se representantes dos movimentos sociais e entidades de defesa dos direitos das mulheres participando de uma roda de conversa com a palestrante Ludy Green, que se encontra sentada à direita, com Simone e Carol Santos ao seu lado. Fim da descrição: Ewelin Canizares e Josiane França.


#pracegover Na foto temos ao fundo o auditório da palestra, com o público se dispersando, em primeiro plano aparecem: Carolina Santos, morena, sorrindo levemente, sentada, usando blazer vermelho, cabelo preso e brincos pequenos; Josiane França, morena, cabelos cacheados longos, sorrindo, em pé, de óculos escuros, camisa branca, blusa de decote V preta e jaqueta azul; e Ludy Green, loira, cabelos médios, sorrindo levemente, em pé, usando blazer branco. Fim da descrição: Ewelin Canizares e Josiane França.


#pracegover Na foto temos quatro mulheres, todas em pé. Da esquerda para a direita: Léa Epping, loira, cabelos médios, sorrindo, usando blusa cinza clara com decote em V transpassado; Josiane França, morena, cabelos cacheados longos, sorrindo, de óculos escuros, camisa branca, blusa de decote V preta, jaqueta azul e calça preta; Ludy Green loira, cabelos médios, sorrindo levemente, em pé, usando tailleur branco e mostrando com as mãos o DVD do filme Carol; Cris Bruel, morena clara, cabelos castanhos e curtos, usando blusa azul e calça jeans. O filme Carol trata da história da vida de Carolina Santos. Fim da descrição: Ewelin Canizares e Josiane França.
PARA ACESSAR MAIS FOTOS DO ENCONTRO, CLIQUE AQUI