sábado, 19 de novembro de 2016

Colóquio sobre "Representatividade das Mulheres com Deficiência" na Feira do Livro de Porto Alegre (RS)


As Inclusivass Liza Cenci e Vitória Bernardes falaram sobre a "Representatividade das Mulheres com Deficiência" na 62ª Feira do Livro de Porto Alegre (RS) em 6 de novembro de 2016.  Durante o colóquio, apresentaram o projeto TODAS SÃO TODAS. 


Algumas falas de Liza e Vitória:


"Como cadeirante, demorei três anos para poder ir a uma reunião na escola do meu filho, até que fizeram uma rampa de acesso. Não poder entrar na escola, isso é tirar o meu direito" *(Liza)

"Fizemos uma intervenção na Cidade Baixa e vimos como é difícil o acesso (leia sobre esta intervenção clicando AQUI). Para a maior parte das pessoas, antes de sair pra um bar a preocupação é com que roupa vão. Para nós, é se vai ter ou não rampa, se vamos conseguir entrarl" (Vitória)

"Os postos de saúde não têm macas na altura adequada, não têm equipamento médico acessível. A gente não é vista pela sociedade" (Liza)

"As mulheres com deficiência não aparecem nas novelas, por exemplo. Não aparecem em lugar nenhum. Muitas vezes se sujeitam a relações abusivas dizendo: 'pelo menos ELE me quis". (Vitória)

"É por isso que a gente luta: para quebrar paradigmas" (Liza)






#PraCegoVer As fotos foram tiradas dentro da sala de vídeo do Memorial RS, onde aconteceu o Colóquio. Mostram Liza e Vitória na frente de cadeiras onde estão sentadas pessoas assistindo. Em uma das fotos, Liza está segurando um folder onde se lê TODAS SÃO TODAS. Em outras fotos (ao lado e abaixo), aparecem pessoas que estavam na plateia, assistindo. Na foto abaixo, elas aparecem lendo o folder do projeto.











Liza Cenci, integrante do Grupo Inclusivass e presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre (COMDEPA), deu uma entrevista ao vivo durante a Feira do Livro de Porto Alegre (RS) para o canal interno de tevê da Feira. Veja a seguir:









O colóquio sobre a Representatividade da Mulher com Deficiência foi destaque na página da Feira do Livro de Porto Alegre. Confira AQUI