quinta-feira, 15 de setembro de 2016

INCLUSIVASS no diálogo sobre SUS e atendimento de Saúde na Escola de Enfermagem da UFRGS



Cristina Mazuhy e Ewelin Canizares representaram o Grupo Inclusivass no encontro realizado em 15 de setembro no auditório da Escola de Enfermagem da UFRGS. Na ocasião, apresentaram a Cartilha "Mulheres com Deficiência - Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos" e falaram das dificuldades enfrentadas pelas mulheres com deficiência no atendimento de saúde.

A troca de experiências foi organizada por alunas e alunos do Curso de Saúde Coletiva da UFRGS com o objetivo de aproximar estudantes e professor@s dos movimentos sociais para discutir a Saúde e o atendimento do SUS.

Participaram do encontro, como palestrantes, além de Cristina e Ewelin, Andrea Gabech, da Associação de Doulas do Rio Grande do Sul; Maria Luísa Pereira de Oliveira, representando o Sempre Mulher; Naiara Malavolta Saupe, servidora federal e integrante da Marcha Mundial de Mulheres; e Demétrio, representante do jornal Boca de Rua.

Caroline Bastos, estudante de Saúde Coletiva, lembrou que este curso existe há cerca de oito anos e busca atuar na área de vigilância sanitária, gestão de saúde e elaboração de políticas públicas. Mas vai além disso. O objetivo é promover a saúde, não só prevenir doenças.


#pracegover: acompanham este post duas fotos. Na foto acima, mais geral, aparecem as/o palestrante mais à direita, na frente, sentadas/o, e pessoas na plateia. Na foto abaixo aparecem apenas as/o palestrantes. Da esquerda para a direita: Cristina, Ewelin, Maria Luísa, Andrea, Naiara e Demétrio. Cristina e Ewelin estão segurando exemplares da Cartilha. Ewelin está falando ao microfone.