terça-feira, 5 de junho de 2018

GT de Trabalho sobre Políticas Públicas das Mulheres com Deficiencia

Foto das(os) participantes em pé um aso lado do outra(o) com exceção de Carol e Fernanda que estão sentadas em suas cadeiras motorizadas.

Na tarde de ontem o Grupo Inclusivass esteve participando da primeiro encontro de GT de Trabalho sobre Políticas Públicas para as Mulheres com Deficiência, em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia e Procuradoria da Mulher.
O GT surgiu através Audiência Pública Mulheres com Deficiência e Violência-Acolhimento e Direitos Humanos, realizada na Campanha de 16 Dias de Ativismos Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres solicitada pelo grupo acerca da importância da tema.
Estiveram presente o Deputado Jeferson Fernandes, Presidente da Comissão, as representações da Faders, da Secretaria de Direitos Humanos do RS, da Polícia Civil, da entidade Coletivo Feminino Plural, além da Presidenta da Conselho Municipal da Mulher de POA.

O grupo apresenta a importância de ter como instrumento a Carta das Mulheres com Deficiência do RS que trás na sua composição 21 propostas de políticas públicas para as Mulheres com Deficiência, também apresenta as ações já encaminhadas pelo grupo, entre elas o Inquérito Civil Público instaurado a partir de uma denuncia pela falta de estrutura no atendimento e acesso da Delegacia da Mulher e Centro de Referência Vânia Araujo.
Das pautas levantadas no encontro foram encaminhadas a necessidade de aplicação da Carta das Mulheres com Deficiência também proposta no Relatório da Comissão Especial do Direitos da Mulher da Assembleia que trás 21 propostas de políticas públicas especificas para as Mulheres com Deficiência, a discussão de PLs específicos e a confecção de um Protocolo de Formulação e Aplicação das Políticas Públicas para as Mulheres com Deficiência. A próxima reunião ocorrerá no dia 18 de junho.
O grupo avança em um importante trabalho neste ano reafirmando seu comprometimento na luta por direitos humanos e cidadania e empoderamento das Mulheres com Deficiência.