domingo, 4 de dezembro de 2016

Inclusivass na Campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres" (novembro e dezembro de 2016)

EXPOSIÇÃO:
TODAS SÃO TODAS
“A beleza não pode ser roubada”

A exposição TODAS SÃO TODAS foi inaugurada em 5 de dezembro de 2016, às 18h, no Memorial do Legislativo, localizado na Rua Duque de Caxias, 1029, ao lado do Solar dos Câmara, em Porto Alegre (RS).

Período da mostra: de 5 a 9 de dezembro de 2016.

Confira fotos e informações sobre a Exposição TODAS SÃO TODAS clicando AQUI.

Na abertura do evento, Luciana Silveira Alberton – uma das mulheres retratadas na exposição e que aparece na foto abaixo - fez uma apresentação de dança.





Descrição da foto #PraCegoVer Imagem horizontal. Sob fundo desfocado, em primeiro plano, Luciana Alberton aparece de perfil até a altura do peito. Ela une os cotovelos e toca os ombros com as mãos.É uma moça de pele clara, de cabelos negros, lisos e longos, que escorrem por suas mãos em direção às costas. A cabeça está levemente inclinada para trás, usa óculos de armação larga preta, tem lábios finos e usa batom escuro. Veste uma camiseta preta de mangas claras e curtas. Atrás dela, imagem desfocada de uma parede clara com cadeiras, quadros e espelho.


A exposição marca o reconhecimento da presença das mulheres com deficiência na sociedade. É um convite para questionar o lugar de passividade atribuído a elas, e para construir novas visões através do seu protagonismo. 

Formada por 30 fotos, reúne imagens de 11 mulheres que se apresentam de corpo e alma para a lente da fotógrafa Daiane Peixoto. 

A mostra de fotos faz parte do projeto TODAS SÃO TODAS, que tem como objetivo promover a incorporação da perspectiva e das necessidades específicas das mulheres com deficiência às políticas existentes de enfrentamento à violência doméstica e às demais políticas públicas para as mulheres.





Confira a seguir outras atividades do Grupo Inclusivass dentro dos 16 DIAS DE ATIVISMO: 





Exibição do filme "Carol" seguida de debate 

Descrição da foto #PraCegoVer  Integrantes do Grupo Inclusivass, do Coletivo Feminino Plural e participantes do evento realizado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul posam para uma foto coletiva atrás de um balcão disposto em formato de U onde está pendurado o banner do projeto TODAS SÃO TODAS. As integrantes do Grupo Inclusivass vestem camiseta com o logotipo do TODAS SÃO TODAS. Algumas estão segurando a Cartilha de Direitos Sexuais e Reprodutivos e o folder de apresentação do projeto TODAS SÃO TODAS. 


Para acessar todas as fotos deste evento, clique em https://www.facebook.com/media/set/?set=a.679789962188695.1073741849.359483010886060&type=1&l=c45aabac2c



Descrição da foto #PraCegoVer Foto de Carol Santos de lado,
com os olhos lacrimejando, emocionada, falando.


O filme "Carol" foi exibido no dia 29 de novembro de 2016 no Espaço de Convergência, sala Adão Pretto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Dirigido por Mirela Kruel, o filme conta a história de vida de Carolina Santos, ou Carol, como é mais conhecida, coordenadora do Grupo Inclusivass e integrante do comitê do Observatório da Violência Obstétrica no Brasil.






Descrição da foto #PraCegoVer Integrantes do Grupo Inclusivass na frente de vidro da Adão Pretto onde se vê o brasão símbolo do Estado do Rio Grande do Sul. De pé, da esquerda para a direita: Ewelin, Deia, Josiane, Cristina, Regina. Sentadas, da esquerda para a direita: Vitória, Fernanda, Carol (que segura uma das mãos de Josiane) e Liza.


Descrição da foto #PraCegoVer A foto mostra parte do cabelo
branco de uma mulher, de costas, que folheia as páginas
da Cartilha


Após a apresentação do filme, as integrantes do Grupo Inclusivass apresentaram o projeto TODAS SÃO TODAS, de inclusão das mulheres com deficiência nas políticas de enfrentamento à violência doméstica e demais políticas, e falaram sobre a Cartilha "Mulheres com Deficiência - Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos".








A atividade integrou a Campanha 16 DIAS DE ATIVISMO pelo FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES. Foi uma promoção do Grupo Inclusivass, Coletivo Feminino Plural, HeforShe, e Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do RS


#PraCegoVer Abaixo, um trailer o filme "Carol"







A Cartilha "Mulheres com Deficiência - Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos" é uma realização do Grupo Inclusivass, Coletivo Feminino Plural e Programa de Gênero e Religião das Faculdades EST.

A Cartilha traz informações sobre o que é e quais são os tipos de deficiência, e como se dá a interseção com violência de gênero, diversidade sexual, religião, direitos sexuais, direitos reprodutivos, direito de atenção à saúde, além de trazer uma lista de telefones e endereços úteis das redes de atendimento.

A Cartilha está disponível para download em 
http://inclusivass.blogspot.com.br/p/documentos.html








CAMPANHA #NemUmaAMenos
 TODAS VIVAS!!



No dia 25 de novembro de 2016, integrantes do Grupo Inclusivass participaram das atividades unificadas pelo Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher



Descrição da foto #PraCegoVer Integrantes do Grupo Inclusivass e demais participantes da campanha unificada das mulheres caminham na Avenida Borges de Medeiros, em Porto Alegre (RS). Ewelin Canizares carrega o cartaz "Mulheres Sem Temer", Josiane França aparece um pouco atrás, ao lado de Florência, que carrega o cartaz "TODAS SÃO TODAS".

Confira mais fotos desta atividade clicando em
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.676644975836527.1073741848.359483010886060&type=1&l=44ef94e6c0







SAIBA MAIS SOBRE A CAMPANHA DOS 16 DIAS DE ATIVISMO:

Em 1991, mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres, dos Estados Unidos, iniciaram a Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.  O período escolhido para a Campanha é bastante simbólico, já que se inicia no dia 25 de novembro – declarado como o dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres – e finaliza no dia 10 de dezembro – dia Internacional dos Direitos Humanos. Desta forma, é feita uma vinculação entre a luta pela não violência contra as mulheres e a defesa dos direitos humanos.

No Brasil, a Campanha é realizada desde 1998, quando a ONG Coletivo Feminino Plural lançou as primeiras ações em Porto Alegre. Em 2003 até 2009, esta ação ganhou abrangência nacional, coordenada pela ONG Agende, e passou a ser comemorada sempre a partir dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, de forma a apoiar as mulheres negras em sua luta contra o racismo. Atualmente os movimentos tomam iniciativas e promovem as próprias ações.

(Fonte: Coletivo Feminino Plural - clique sobre o nome da entidade para acessar o site)