terça-feira, 2 de outubro de 2018

NOTA DE REPÚDIO Conselho Nacional das Pessoas com Deficiência

#PraCegaVer e #PraCegoVer
Imagem retangular com fundo vermelho e escrito a frase na cor branca: NOTA DE REPUDIO E INDIGNAÇÃO.
Fim da descrição

Nós, mulheres do Grupo Inclusivass, grupo formado por mulheres com deficiência do estado do Rio Grande do Sul, vimos por meio desta, manifestar nossa indignação e preocupação referente às postagens publicadas na página do facebook do Conselho Nacional das Pessoas com Deficiência – CONADE.
Estas, por sua vez, apresentam fotos, imagens e/ou vídeos sem os devidos recursos de acessibilidade (LIBRAS, legenda, descrição e áudio-descrição) para que mulheres com deficiência, surdas, cega e/ou com baixa visão, seguidores desta página possam usufruir e acessar com plena autonomia toda e qualquer informação.
Como exemplo desta falta de comprometimento e respeito, citamos a postagem feita na data do dia 21/09/2018, Dia Nacional de Lutas das Pessoas com Deficiência, uma vez que foi postada uma foto sem a descrição da mesma. Salientamos que esta data, 21, é considerada de extrema importância para mulheres e homens com deficiência, para mais de 45.000.000 (quarenta e cinco milhões de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência no Brasil).
Diante disso, o Grupo Inclusivass repudia esta falta de descaso para com esta significativa parcela da população brasileira.
Informamos que esta página possui mais de 13 mil (treze mil) curtidas, e sendo a maioria mulheres e homens com algum tipo de deficiência.
O Grupo Inclusivass, desde a sua formação, se preocupa com a garantia do direito à inclusão e acessibilidade de todas as pessoas, para que estas acompanhem o trabalho desenvolvido pelo grupo.
É inaceitável que a instância superior da representação do movimento das pessoas com deficiência permaneça ignorando o acesso à informação.
Desejamos que todas as mulheres com deficiência do Brasil possam ter acesso à informação/comunicação mais Inclusiva. Também desejamos que os conselhos estaduais e municipais, formuladores de políticas públicas, também possam praticar o acesso a informação, incluindo todas e todos, pois como diz a frase da Convenção da ONU, no qual o Brasil é signatário, “Nada Sobre Nós Sem Nós!”.
Grupo Inclusivass.
#PraCegaVer e #PraCegoVer
Imagem retangular com fundo vermelho e escrito a frase na cor branca: NOTA DE REPUDIO E INDIGNAÇÃO.
Fim da descrição